SP tem 19 hospitais com 100% das UTIs ocupadas, e secretaria critica União

Com o recrudescimento da pandemia em São Paulo, ao menos 15 hospitais estaduais têm registrado ocupação máxima de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) diariamente. Hoje, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 25 unidades alcançaram ocupação superior a 95%, sendo que 19 delas chegaram a 100% — o que também dificulta a realização de transferência de pacientes.

A pasta diz que o governo do estado “tem feito sua parte ao lado dos municípios”. A Secretaria lembrou que foram anunciados 780 novos leitos de UTI desde o início de março, com instalação prevista para os próximos 20 dias, além de 11 novos hospitais de campanha que se somarão aos quatro já existentes.

O problema, porém, é a falta de recursos por parte do governo federal, ainda segundo a pasta.

“O SUS de São Paulo continua sofrendo pela omissão do governo federal no financiamento de leitos de UTI. No estado, o Ministério financia apenas 678 leitos de UTI dos 5,1 mil ativados na pandemia. Ainda assim, mesmo com decisão do STF [Supremo Tribunal Federal], a União ainda não repassa integralmente os recursos”, disse a Secretaria, fazendo referência à determinação do Supremo que obrigou o governo federal pague por leitos em São Paulo, Maranhão e Bahia.

As unidades que hoje estão próximas da ocupação máxima dos leitos de UTI são o Hospital Regional de Piracicaba (96,7%), o Hospital Geral de Vila Penteado (95,6%), o Hospital Estadual Mário Covas (95,1%), o Hospital Regional de Presidente Prudente (95,1%), o Hospital Estadual de Francisco Morato (95%) e o Hospital Regional de Sorocaba (95%).

Já as que atingiram 100% de ocupação são:

Capital

Hospital Estadual Vila Alpina
Hospital Geral de São Mateus
Hospital Ipiranga
Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista
Hospital Geral de Guaianases
Hospital Geral de Taipas
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Hospital Estadual de Sapopemba
Interior e Grande São Paulo

Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos
Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos
Hospital Geral de Itapecerica da Serra
Hospital Geral de Pedreira
Hospital Estadual Américo Brasiliense
Hospital Estadual de Bauru
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)
Hospital Geral de Promissão
Hospital Estadual de Sumaré
Hospital Regional de Assis
Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Deixe comentário

× Fale com a Showtime