RMVale tem média de 18 dias de internação de pacientes acometidos pela Covid-19

A RMVale registra a média de 18 dias de internação em hospitais de pacientes que foram acometidos pela Covid-19 em 2021. Os dados são da plataforma Info Tracker e indicam que o período representa ao menos 10 a mais do que o registrado por especialistas da região no ano passado.

Segundo o infectologista Lucas Darrigo, de São José dos Campos, o tempo de internação tem relação direta com a mudança no perfil de internados. Enquanto no ano passado, a maioria dos leitos era ocupada por idosos, pessoas com menos de 60 anos são a maioria responsável pela ocupação dos hospitais hoje.

“Quando o jovem adquire uma forma grave do Covid ele fica mais tempo internado porque ele resiste mais às consequências da Covid e à insuficiência respiratória. Então, aumentando o tempo de internação, acaba por consequência aumentando o numero de pessoas internadas também”, explicou.

ALERTA.

Para o médico, o drástico aumento de internações registrado neste ano tem como principal fator a variante P1, encontrada inicialmente em Manaus (AM), mais transmissível e que pode induzir a casos mais graves. Neste cenário, e diante de uma vacinação a passos lentos, ele reforça a necessidade de restrições.

“Enquanto não houver pelo menos 80% da população totalmente imunizada, com as duas doses da vacina, é muito importante manter o distanciamento social, evitar aglomerações, a limpeza constante das mãos e evitar ficar sem máscara com pessoas que não são da sua própria casa”, orientou. “Enquanto a maioria não estiver plenamente vacinada, a circulação viral vai continuar acontecendo e, enquanto houver circulação viral, vão haver novos casos. Havendo novos casos, boa parte deles vai precisar de assistência hospitalar”, continuou, Darrigo.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime