RMVale passa de 1 milhão de doses de vacinas aplicadas na população

O Vale do Paraíba ultrapassou nesta terça-feira (15) a marca de 1 milhão de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19. Os dados são divulgados pelas prefeituras e pelo governo estadual, por meio do ‘Vacinômetro’.

No total, a região acumula 1,052 milhão de doses aplicadas das vacinas contra a pior doença do século, que já condenou à morte 5.686 moradores da região.

O ritmo de vacinação, contudo, segue lento diante da necessidade de controlar a pandemia. A imunização começou em 20 de janeiro deste ano, portanto há quase cinco meses, e o Vale acumula 738,9 mil vacinas aplicadas em primeira dose, o que corresponde a 29% da população.

Na segunda dose, que é quando a imunização está completa, a região já aplicou 314 mil vacinas, apenas 12% dos moradores da região. O mesmo percentual da semana passada.

De acordo com o Instituto Butantan, a pandemia pode ser controlada com ao menos 75% da população vacinada, como mostrou o projeto de imunização em massa feito na cidade de Serrana.

No Vale, o percentual de 75% da população representa 1,93 milhão de pessoas. Considerando os 314 mil vacinados em segunda dose, ainda faltam 1,61 milhão de moradores para obter a imunização completa. Para que esse público seja alcançado, no atual ritmo de 2.258 vacinas por dia, em média, serão necessários 716 dias.

O ritmo deve aumentar com a chegada de mais vacinas, o que pode reduzir para menos da metade o tempo que falta para vacinar ao menos 75% da população do Vale.

“Temos certeza que, se a entrega for feita de acordo com aquilo que está projetado pelo Ministério da Saúde, poderemos completar o calendário vacinal e vacinar todos os brasileiros que moram em São Paulo acima de 18 anos”, disse Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime