RMVale bate recorde de internações no final de semana: 334 novas hospitalizações em 48 horas

O Vale do Paraíba registrou 334 novas internações por Covid-19 no último final de semana, o maior número para 48 horas de toda a pandemia. No sábado (20), a região teve 177 novas internações nos hospitais, recorde da pandemia até o momento, segundo levantamento diário da Fundação Seade.

É o 15ª dia seguido em que as hospitalizações superam 100 pessoas por dia. Desde a última quarta-feira (17), a região vem registrando recordes de internações, com 149 pessoas internadas em dois dias –terceira maior marca da pandemia– e 152 na sexta, 177 no sábado e 157 no domingo.

Com exceção do sábado, os números desta última semana só perdem para duas datas de janeiro, que registrou 160 pessoas internadas no dia 17 e 159, no dia 15. Com isso, o ano de 2021 já acumula 8.537 internações em 80 dias, média de 4,45 hospitalizações por hora e 107 por dia.

Relatório do Codivap (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba) aponta que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar Covid-19 na região subiu para 84,9% no sábado (20), com metade dos 34 hospitais com ocupação acima de 90%, sendo nove deles acima de 100%.

A ocupação de UTI vem subindo desde o começo do mês, quando estava em 57,8%, segundo a Fundação Seade. A manutenção desse crescimento sobrecarregará o sistema de saúde público e privado a ponto de provocar colapso no atendimento. Outro risco adicional é a falta de insumos para as unidades de terapia intensiva, como remédios e oxigênio.

“Os serviços de saúde públicos e privados não estão dando conta do número de pessoas que se apresentam. Precisamos da população como nunca precisamos. Todos têm que colaborar ficando em casa. Só saiam em extrema necessidade, e ainda assim usando máscara e evitando aglomeração”, disse Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde.

No Vale, a tendência de internações continua apontando para uma alta nos próximos dias. A média móvel dos últimos sete dias aumentou 27,4% na comparação com o intervalo anterior, com 1.039 hospitalizações contra 815. É a quarta semana com aumento na média móvel de hospitalizações.

O ritmo de crescimento da pandemia no Vale pode provocar novas restrições à circulação de pessoas. O anúncio pode ser feito pelo Centro de Contingência ao Coronavírus ainda nesta semana.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime