Rio de Janeiro registra mais 63 casos de covid-19 por variante Delta

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio registrou mais 63 casos de covid-19 pela variante Delta, conforme atualização feita no último sábado (17). No estudo, 380 amostras foram coletadas. O número representa um total de 74 casos, em 12 municípios.

Segundo a Pasta, as cidades onde se identificaram os casos, além dos de Seropédica, São João de Meriti e Rio, ficam da Baixada Fluminense e Região Metropolitana. São elas: Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu e Queimados.

As secretarias municipais já foram notificadas e prosseguirão com a investigação epidemiológica, com apoio da SES.

Coleta de amostras

No estado do Rio, o projeto Corona-Ômica-RJ, um dos maiores do país, que faz a análise mensal de cerca de 800 amostras.

No estudo, há o sequenciamento do vírus da Covid-19 feito como vigilância genômica, para identificar modificações sofridas pelo vírus SARS-CoV-2 no estado. Este não é um exame de rotina, nem de diagnóstico.

Os dados recentes do monitoramento mostram a presença da variante Delta (B1.617.2), contudo, a linhagem P.1 (Gama/Brasil) continua sendo a mais frequente no estado. Além disso, há registro em baixa frequência da VOC B.1.1.7 (Alfa/Reino Unido), além do declínio da P.2, desde novembro do ano passado.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime