“Prévia do PIB” aponta crescimento de 0,63% em junho, diz Banco Central

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, apontou crescimento de 0,63% da atividade econômica em junho na comparação com maio. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central (BC).

O dado anterior, de maio, apontou retração de 2% da atividade econômica. O BC divulga apenas o dado, sem indicar motivações ou analisar o índice.

Para o segundo trimestre, período de abril a junho, o indicador mostra expansão de 0,43% da economia.

A próxima divulgação do PIB está marcada para o dia 1 de setembro, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará os números relativos ao segundo trimestre de 2023.

Em 1º de junho, o IBGE informou que o PIB brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre imediatamente anterior e somou R$ 2,6 trilhões. Na comparação com o mesmo período de 2022 a alta foi de 4%.

A expansão da economia verificada no primeiro trimestre levou bancos, analistas e o próprio governo a revisarem suas estimativas para o crescimento em 2023.

No Boletim Focus desta segunda-feira (14), a mediana das projeções para o crescimento do PIB foi elevada de 2,26% para 2,29% em 2023. Para os dois anos seguintes, porém, elas foram mantidas em 1,3%, 1,90% e 2%, respectivamente.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime