Moradores recebem 2ª dose de vacina de marca diferente em MG

Ao menos 68 moradores de Minas Gerais receberam duas doses de vacinas contra a covid-19 de marcas diferentes, o que vai contra a orientação dos órgãos de saúde.

Os dados foram confirmados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Segundo a pasta, eles são referentes a notificações recebidas pelo governo desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus, em janeiro deste ano.

A secretaria não detalhou em quais cidades as ocorrências foram registradas, mas confirmou que outros casos são investigados. Ainda segundo o Governo de Minas, as orientações sobre como proceder com este tipo de situação vem do Ministério da Saúde. Por enquanto, não há registro no Brasil de vacinas que precisam de apenas uma dose para garantir a imunização.

“Segundo as determinações do Plano Nacional de Imunização (PNI), nas situações nos quais o indivíduo tenha recebido a primeira dose de vacina de um fabricante e, com menos de 14 dias, venha receber a segunda dose de outro produtor, a segunda dose deverá ser desconsiderada e reagendada outra aplicação, conforme intervalo indicado da primeira vacina recebida”, destacou a secretaria de Saúde em nota.

Minas Gerais aplicou, até o momento, 3.031.970 primeiras doses dos imunizantes contra a covid-19, o que representa 14,24% dos 21,2 milhões de habitantes do Estado.

Nesta segunda-feira (26), a SES começou a distribuir a 14ª remessa de vacinas recebida no fim da última semana. Foram 390.550 unidades destinadas a Minas.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime