Indústria fecha 2020 com maior queda em quatro anos, diz IBGE

A produção industrial cresceu 0,9% em dezembro, o oitavo mês consecutivo de alta, mas terminou o ano de 2020 com a maior queda em quatro anos (4,5%). Em 2016, recuo foi de 6,4%. Os dados constam da PIM (Pesquisa Industrial Mensal), divulgada nesta terça-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao longo do ano passado, a indústria acumula alta de 41,8%, eliminando a perda de 27,1%, verificada entre março e abril, auge dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na produção nacional. Resultado, no entanto, não foi o suficiente para impedir queda de 2020.

Apesar disso, segundo a pesquisa, no último trimestre do ano passado, o setor avançou 3,4%. Considerando o patamar pré-pandemia, de fevereiro, a produção industrial em dezembro ficou 3,4% acima. Já em comparação com dezembro de 2019, houve alta de 8,2%.

De acordo com o IBGE, o crescimento de dezembro em relação a novembro abrange três das quatro grandes categorias econômicas e de 17 de 26 ramos pesquisados. Para André Macedo, gerente da PIM, o resultado mostra uma regularidade de crescimento da produção da indústrias nos últimos meses. “Esse perfil generalizado de expansão está presente neste período”, explica.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime