Governo de SP alerta para estoque baixo de sangue e pede doadores

O Governo de São Paulo alerta para o estoque baixo de sangue em todo o estado e convoca doadores. A situação dos bancos de sangue é considerada crítica em todas as regiões e há risco de que atendimentos e cirurgias sejam cancelados.

As instituições de saúde precisam urgentemente de sangue dos tipos O+, O-, A-, B- e B+. Por causa do aumento do número de casos de síndromes respiratórias, houve queda na doação, o que impactou o nível de reservas nos hemocentros do estado.

“Estamos com uma queda importante nas doações de sangue, o que pode prejudicar todos os pacientes graves atendidos em hospitais. Precisamos de um número estável e constante de doações para manter os estoques em níveis adequados”, alertou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Prevenção contra a Covid-19
Durante a pandemia, os bancos de sangue adotam os critérios estabelecidos para a segurança dos doadores, como reforço na desinfecção dos ambientes, das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

Os candidatos à doação de sangue que tiverem o diagnóstico ou suspeita de Covid-19 serão considerados inaptos por um período de dez dias após a completa recuperação. O mesmo período deve ser respeitado pelos pacientes assintomáticos.

Critérios para doar
• Ter entre 16 e 69 anos (se for adolescente, só com autorização dos pais ou responsáveis);
• Estar com a saúde em dia;
• Pesar, no mínimo, 50 kg;
• Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);
• Não ter ingerido bebida alcoólica, no mínimo, 12 horas antes da doação;
• Não estar em jejum.

Onde doar
A população pode consultar todos os endereços para a doação no site www.saude.sp.gov.br.

– Pró-Sangue: agendamento através do telefone Alô Pro-Sangue (11) 4573-7800 ou pelo site http://www.prosangue.sp.gov.br

– Hemocentro Ribeirão Preto: mais informações pelo site https://www.hemocentro.fmrp.usp.br

– Hemocentro Unicamp: mais informações pelo site https://www.hemocentro.unicamp.br

– Hemocentro de Botucatu: recebe doadores de sangue com agendamento prévio de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para agendamento: (14) 3811-6041 (ramal 240) e WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650

– Hemocentro de Marília: rua Lourival Freire, nº 240 (ao lado do Fórum), no bairro Fragata. O telefone para mais informações é (14) 3402-1850

Deixe comentário

× Fale com a Showtime