Governo anuncia reclassificação do Plano SP nesta sexta-feira (8)

O Governo de São Paulo deve anunciar a reclassificação do Plano SP nesta sexta-feira (8). O anúncio poderá colocar outras partes do Estado na fase vermelha, de mais restrições, na qual hoje está exclusivamente a região de Presidente Prudente, a depender da piora das taxas de ocupação de leitos e outros dados relacionados à pandemia da covid-19.

O governo João Doria (PSDB) havia adiado a reclassificação das regiões do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena, desta quinta-feira para hoje. Um dos motivos do adiamento foi a realização de uma outra coletiva de imprensa estadual que divulgou os resultados dos testes realizados no Brasil da vacina CoronaVac.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apresenta 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus. Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados. Segundo o instituto, quem tomar a vacina do Butantan estará com a vida salva e com chances mínimas de agravamento da covid-19.

Dados preocupantes

Até as 18h de quarta-feira (6), o Estado de São Paulo havia registrado 47.511 óbitos e 1.501.085 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo balanço mais recente da Secretaria Estadual da Saúde, a taxa de ocupação de UTIs é de 62,5%, média que chega a 65,2% na Grande São Paulo. Ao todo, 12.201 pacientes estão internados, dos quais 6.947 em enfermaria e 5.254 em leitos de UTIs.

O aumento nas taxas da doença tem preocupado o governo paulista, especialmente após os registros de aglomerações e o desrespeito de parte dos municípios às restrições determinadas em âmbito estadual para o período das festas de fim de ano.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime