Globo ignorou Mundial 2000 e perdeu para Band na final Vasco x Corinthians – Showtime Rádio
Av. Dr. João Guilhermino, 261 - 2º Andar - CJ.23
Metropolitan Offices - S.J. dos Campos/SP
WhatsApp: (12) 99717-3209
Email:ouvinte@showtimeradio.com.br
MÚSICA DE QUALIDADE E JORNALISMO
COM RESPONSABILIDADE!
Telefones
(12)3936-4040
(12)3307-5689
(12)3923-3610
(12)3207-6238
(12)3307-5675

Globo ignorou Mundial 2000 e perdeu para Band na final Vasco x Corinthians

Há exatos 20 anos, Vasco e Corinthians se enfrentaram no Maracanã pela final do Mundial de 2000, com vitória corintiana nos pênaltis. Fora das quatro linhas, os 120 minutos da decisão ajudaram a Bandeirantes a derrotar a Globo na audiência em plena noite de sexta-feira.

Durante o período de dez dias de competição, a emissora carioca ignorou o evento organizado pela Fifa, cujos direitos de transmissão eram da Traffic, empresa de marketing esportivo e controladora do departamento de esportes da Band. Somente o canal SporTV pôde mostrar as partidas nos canais fechados.

Sem permissão para mostrar as partidas ao vivo na sua grade, a Globo deu mais espaço à Copa São Paulo de Juniores. No programa Globo Esporte do dia 7 de janeiro, por exemplo, a competição de base chegou a ter mais de cinco minutos de abordagem, contra apenas 25 segundos dedicados ao Mundial, de acordo com uma reportagem da Folha de S.Paulo.

Ainda segundo o jornal, a Globo também decidiu não informar que Corinthians e Real Madrid se enfrentariam no Morumbi pela segunda rodada da fase de grupos. Apesar disso, a maior emissora do Brasil foi derrotada pela Bandeirantes naquela ocasião. A audiência do jogo iniciado às 18h45 foi superior à do Jornal Nacional às 20h30 (36 contra 22 pontos).

Os resultados da audiência, além de reclamações de torcedores, fizeram a Globo cogitar a compra dos direitos da decisão entre Vasco e Corinthians. J. Hawilla, presidente da Traffic, entretanto, refutou uma negociação. Segundo ele, a empresa daria exclusividade aos patrocinadores que compraram cotas da Bandeirantes. “Não há como negociar com eles [Globo] agora”, disse à Folha.

Com Vasco e Corinthians na final, a emissora passou a dar mais espaço ao Mundial no Globo Esporte. As edições, dessa forma, passaram a dedicar pouco mais de dois minutos à cobertura de Corinthians e Vasco.

No dia 11 de janeiro, um dia depois de o time paulista vencer o Al-Nassr por 2 a 0 e garantir a vaga na final, a Globo enviou uma equipe de reportagem ao Parque São Jorge para cobrir os treinos corintianos — até aquele momento, nenhuma atividade tinha sido acompanhada por jornalistas da casa.

A final entre Vasco e Corinthians, iniciada às 20h do dia 14 de janeiro, resultou na derrota global até mesmo quando a novela “Terra Nostra”, que tinha média de 50 pontos de audiência, foi ao ar. Naquela sexta-feira, ela caiu para 30 pontos. A Bandeirantes, por sua vez, atingiu média de 35 pontos, com pico de pouco mais de 50 no momento da decisão por pênaltis, num dos melhores resultados da história da emissora paulista.

A partida terminou empatada sem gols no tempo normal. Na prorrogação, Vasco e Corinthians não conseguiram ir às redes. A decisão, assim, foi para os pênaltis. O time corintiano venceu por 4 a 3 e conquistou seu primeiro título mundial.

DEIXE COMENTÁRIO