Detran-SP alerta para golpe virtual que promete CNH sem burocracia

O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou um alerta nesta quinta-feira (23) contra golpes virtuais que estão sendo aplicados por meio de sites falsos e perfis fakes na web para oferecer supostos benefícios na emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Os golpistas costumam oferecer aos candidatos a CNH sem a necessidade do cidadão realizar todas as etapas do processo como aulas (teóricas e práticas) e exames (teórico e prático), que são exigidos por lei. Em troca, o interessado deve efetuar o pagamento de um determinado valor para a emissão do documento.

Em nota, o Detran.SP esclarece que, para a primeira CNH ser emitida, o aluno deve realizar obrigatoriamente todas as etapas do processo de habilitação, além do pagamento das taxas. Os valores fixos cobrados estão disponíveis no portal do Departamento, acesse o link.

Já para quem necessita realizar a renovação do documento, o cidadão deve solicitar o serviço de forma online pelo portal do Detran. A taxa atual do documento no Estado de São Paulo é de R$107,00. Os exames médicos e psicológicos são sempre feitos em clinicas credenciadas.

“A população deve ficar alerta para golpes como esses. Para ser habilitado, o aluno deve obrigatoriamente passar por todas as etapas do processo de habilitação. Pelos canais oficiais do Detran.SP, o condutor pode também solucionar grande parte das pendências”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.

A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) de São Paulo, informa que caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181 ou através do site.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime