Covid: mortes sobem 25% em uma semana e novos casos caem 16% na RMVale

Na última semana encerrada no domingo (6), a RMVale registrou um aumento de 25% no total de novas mortes por Covid-19 na comparação com a semana anterior: 85 óbitos contra 68.

Nas duas semanas anteriores, o Vale havia registrado queda em novas mortes, respectivamente de 32% (68 contra 100) e redução de 22% (100 ante 128).

O aumento interrompe duas semanas de queda em novas mortes pela doença na região, considerando o intervalo de sete dias.

Com isso, o Vale alcançou 1.058 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, com média de 6,6 óbitos por dia.

Em comparação, as mortes por homicídio doloso e latrocínio acumulam 189 na região de janeiro a julho deste ano, com média de 0,9 por dia.

Os acidentes de trânsito mataram 168 pessoas da região neste ano, de janeiro a julho, média de 0,8 mortes por dia.

CASOS.

O número de novos diagnósticos positivos para a doença segue tendência de queda na taxa de aumento, verificada nas últimas quatro semanas.

Foram registrados 2.908 novos casos na semana encerrada no domingo (6), contra 3.453 no período anterior, uma redução de 16%.

Também é a maior queda percentual das últimas quatro semanas, considerando o período de sete dias encerrado no domingo. Nos intervalos anteriores, o número de novos casos caiu 3%, 6% e 2%.

A região alcançou 36.205 casos positivos para a Covid-19 desde o início da pandemia, número que é maior do que a população de 26 cidades do Vale.

De acordo com análise de Paulo Barja, professor da FEAU (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), a evolução da pandemia na região indica a existência de duas ondas de contágio, com os picos respectivamente em 30 de junho e 20 de agosto.

“No caso dos óbitos, espera-se que os picos ocorram com alguns dias de atraso”, explicou o estatístico.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime