Confira o que abre e fecha em SP e no RJ no Corpus Christi

Mais um dos efeitos da pandemia de Covid-19, a antecipação de feriados para tentar frear a contaminação pelo novo coronavírus fez com que surgissem dúvidas sobre o funcionamento do comércio e de órgãos públicos em datas nas quais, tradicionalmente, esses serviços estariam fechados. É o caso desta quinta-feira (3), quando é celebrado o Corpus Christi.

Nesta data alguns serviços não vão funcionar em todo o país, independentemente das decisões de cada município. É o caso de agências bancárias, que não abrirão nesta quinta-feira, mas que terão expediente retomado na sexta-feira (4).

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas de consumo, como de água, energia, telefone e carnês com vencimento para o dia 3 poderão ser pagas na sexta-feira sem acréscimos.

Veja o que abre e fecha em São Paulo e no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (3):
São Paulo
Na maior cidade do país, São Paulo, o típico dia de feriado será contado como dia útil, já que em março deste ano houve antecipação dos feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2021 e de 2022, além do aniversário da cidade de 2022. O feriadão antecipado aconteceu entre 26 de março e 4 de abril.

A Prefeitura de São Paulo, inclusive, confirma que será mantido o rodízio de carros nesta quinta-feira, para os veículos com placas terminadas entre 7 e 8, com restrição de circulação pelo centro expandido também nos horários de sempre: entre 7h e 10h e das 17h às 20h.

Metrô, CPTM e EMTU funcionarão normalmente, com intervalos de dia útil.

O governo do estado de São Paulo também vai tentar respeitar a determinação de cada cidade para o funcionamento de seus serviços. Na capital do estado e em 13 municípios do interior, as unidades do Poupatempo funcionarão normalmente. Nas cidades que não anteciparam o feriado. as unidades estarão fechadas.

O comércio também poderá funcionar regularmente na cidade de São Paulo, mas seguindo as medidas de restrição impostas pelo Plano SP, que está em fase de transição até o dia 13 de junho. Lojas e serviços poderão funcionar entre 6h e 21h com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade. As regras valem para todo o estado, mas há cidades que estão adotando medidas mais restritivas.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a situação é inversa à da capital paulista. O feriado está valendo na quinta-feira, e por isso os serviços não essenciais estarão fechados. Serviços de saúde, no entanto, são tidos como essenciais, como emergências de hospitais, e deverão funcionar normalmente.

Outro serviço público não afetado pelo feriado será a vacinação contra a Covid-19. O calendário também será mantido e, na quinta-feira, serão vacinadas mulheres de 58 anos.

Shoppings e comércios no geral vão funcionar com os horários de domingo, e o mesmo vai acontecer com o Metrô, trens, barcas e as linhas de BRT e VLT.

Corpus Christi: feriado ou ponto facultativo?
Oficialmente, Corpus Christi é ponto facultativo nas cidades brasileiras, e não um feriado nacional. No entanto, é bem comum que as cidades tratem a data como um feriado.

No latim, Corpus Christi significa “corpo de Cristo”, e, na liturgia católica, é celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte à celebração de Pentecostes, evento que, na tradição cristã, trata da descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, 50 dias depois do domingo de Páscoa.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime