Bolsonaro supera Doria e Lula e tem maior potencial de influência na eleição de São José, diz pesquisa

O levantamento OVALE / Paraná Pesquisas divulgado neste final de semana mostra que o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria mais influência entre os eleitores de São José dos Campos do que o apoio do governador João Doria (PSDB) ou do ex-presidente Lula (PT).

A pesquisa questionou moradores do município se o apoio de determinado político aumentaria, diminuiria ou não alteraria a vontade de votar em um dos candidatos ao Paço Municipal nas eleições deste ano. Dentre os entrevistados, 29.95% disseram que o apoio de Bolsonaro aumentaria as chances de votar em um determinado candidato. O índice é de 20,5% ao eventual apoio de Doria, contra 10,5% a um possível apoio de Lula.

No cenário contrário, a situação se inverte, também favorável ao presidente: 29,2% dos entrevistados disseram que a vontade de votar em algum candidato diminuiria se Bolsonaro declarasse seu apoio. O apoio de Doria seria influência negativa para 37,6% dos entrevistados, e, de Lula, mais da maioria: 58,1% dos entrevistados estariam menos propensos a votar em um candidato apoiado pelo petista.

Outros 37,7% disseram que o apoio de Bolsonaro não influenciaria em sua decisão, além de 3,2% que não souberam ou não opinaram. Com Doria, o índice de que um apoio não faria diferença foi de 38,9%, contra 3% que não sabe ou não opinou. Já para Lula, um eventual apoio seria indiferente para 28,6%, contra 2,7% em ‘não sabe/não opinou’.

Foram ouvidos 740 eleitores entre os dias 8 e 12 de junho. Devido às regras de isolamento social, as entrevistas foram feitas por telefone.

Em São José, a hoje deputada estadual Letícia Aguiar (PSL) é ligada a Bolsonaro, de quem, inclusive, utilizou da imagem na eleição de 2018, quando o hoje presidente ainda estava no mesmo partido. Ela, inclusive, se diz a “única pré-candidata declaradamente bolsonarista”. Ela tem 4,2% das intenções de voto no levantamento OVALE/Paraná Pesquisas.

O atual prefeito Felicio Ramuth (PSDB), do mesmo partido de Doria, lidera a pesquisa, com 40,8%. Na sequencia, com 10,3%, o vereador Wagner Baleiro (PT), partido de Lula.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n º SP 04455 2020.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime