Agência dos EUA vai gerar alerta sobre miocardite associada à Pfizer

A FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos) dos Estados Unidos informou na quarta-feira (23) que planeja adicionar rapidamente um alerta sobre casos raros de inflamação cardíaca em adolescentes e adultos jovens às fichas técnicas das vacinas da Pfizer / BioNTech e da Moderna contra um Covid-19.

Grupos de aconselhamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), reunidos para discutir relatórios de casos sobre problemas no coração após a vacinação, apontaram que casos raros de miocardite em adolescentes e jovens adultos provavelmente estão ligados a inoculações com as vacinas contra Covid-19 da Pfizer / BioNTech e da Moderna.

Reguladores de saúde em vários países têm investigado se as vacinas da Pfizer / BioNTech e da Moderna, que usam uma tecnologia de RNA mensageiro, apresentam um risco e, em caso afirmativo, qual a gravidade.

O Grupo de Trabalho Técnico de Segurança de Vacinas contra Covid-19 (VaST) dos EUA disse em seu relatório que o risco de miocardite ou pericardita após a inoculação com vacinas baseadas em RNA mensageiro em adolescentes e jovens adultos é não necessariamente mais alta após a segunda dose e em homens.

Em outro relatório, o CDC disse que os pacientes com miocardite pós-vacinação geralmente se recuperam e ficam bem.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, juntamente com os principais grupos de médicos e autoridades de saúde pública dos EUA, divulgou uma nota destacando que as vacinas são seguras e eficazes e que o efeito colateral no coração é “extremamente raro”.

“Nós encorajamos veementemente todas as pessoas com 12 anos ou mais que são elegíveis para receber a vacina sob a Autorização para Uso de Emergência a serem vacinados”, disse o documento.

Médicos e hospitais foram alertados pelo CDC para observar os sintomas de miocardita ou pericardita, e o alerta da FDA aumentará ainda mais esse cuidado.

O CDC investiga casos de miocardite, sobretudo em homens jovens, há vários meses. No início do mês, o Ministério da Saúde de Israel disse que viu uma ligação possível entre tais casos e a vacina contra Covid-19 da Pfizer.

Também no início deste mês, o CDC disse que ainda está avaliado o risco do problema e não confirmou uma relação causal entre as vacinas e a moléstia cardíaca.

Mas a agência disse que um número de homens jovens maiores do que o esperado teve miocardite após a segunda dose de vacinas de RNA mensageiro, e que mais da metade dos casos relatados ocorreram em pessoas de 12 a 24 anos.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime