Novas restrições começam a valer a partir desta terça (12) no Rio

Novas medidas de restrição para frear a disseminação do novo coronavírus começam a valer a partir desta terça-feira (12) no município do Rio de Janeiro. Entre as determinações estão mais pontos de interdição em centros comerciais, além da proibição de estacionamento na orla e do fechamento do comércio nas comunidades.

Com o novo decreto, o acesso de carros particulares de não moradores será proibido em bairros da zona norte, como Méier, Madureira, Cascadura, Pavuna, Tijuca e Grajaú, e zona oeste, como Santa Cruz, Freguesia e Taquara.

A prefeitura também determinou a proibição de apostas presenciais nas casas lotéricas. Segundo o prefeito, estes locais continuavam a aglomerar idosos, grupo que é considerado de risco em caso de covid-19.

Os bares, restaurantes e lanchonetes só poderão manter serviços de vendas para viagem e de entregas se mantiverem as portas totalmente fechadas, sem qualquer tipo de consumo no local.

Nas comunidades, a proibição se estende a todo o comércio, com a exceção de supermercados e farmácias. Já na orla da cidade, quem não morar nas proximidades não poderá estacionar veículos particulares entre as praias do Leme e do Pontal.

Decisão

As medidas foram anunciadas na segunda (11) após reunião das autoridades com o comitê científico da prefeitura no fim de semana.

Em entrevista coletiva, o prefeito informou que foram levantados dois possíveis fatores que levaram a um aumento de casos e mortes em decorrência do novo coronavírus: o descuido da população no feriado do Dia do Trabalho e a extensão da quarentena.

“Há certo cansaço; e as pessoas acabam se expondo mais.”

De acordo com a prefeitura, a aplicação das medidas se dará com o apoio da Polícia Militar, conforme combinado com o governo do Estado. O emprego dos policiais se dará de acordo com o planejamento que será traçado pelo gabinete de crise municipal e pela corporação.

Deixe comentário

× Fale com a Showtime